Mestres do rock nacional: Paralamas do Sucesso

Por Marcella Matos

Esta postagem será a primeira de muitas que virão; afinal de contas são muitos nomes que colaboraram para o cenário do rock nacional, principalmente na década de 80, período de expansão do gênero em terras tupiniquins, por ora impulsionado pelo quadro político da época, afinal de contas o Brasil caminhava para a tão aguardada democracia que viria nos próximos anos.

MPB-BANDEIRA-BRASIL

Foi a partir do primeiro Rock in Rio que o Brasil passou a ser circuito de grandes eventos internacionais; bandas como Scorpions, Queen, Iron Maiden, Whitesnake, e  outros grandes nomes tocaram neste evento nacional de grande magnitude para época. Os meios de comunicação passaram a dar mais espaço e atenção para bandas nacionais de rock a partir de então.

paralamas_antes

Para esta singela primeira homenagem escolhi os Paralamas do Sucesso por se tratar de uma banda ainda na ativa, e de grande importância na música brasileira. Referência musical, é possuidora de belíssimas composições que marcaram uma geração de jovens sedentos por liberdade de expressão.

Captura-de-tela-2013-04-20-às-12.19.12

Amigos de infância em Brasília, Hebert Vianna e Bi Ribeiro formaram os Paralamas em meados de 1977, ambos já residindo na cidade do Rio de Janeiro. A cena, até então dominada pelas bandas cariocas, passou a ter presença constante do “pessoal da capital”. João Barone entraria na banda cinco anos mais tarde, substituindo o então baterista, Vital Dias, em uma apresentação.

A partir do sucesso gerado pela música “Vital e sua moto”, surge o convite para a gravação do primeiro disco, intitulado Cinema Mudo.

 

Após o lançamento do segundo álbum, O Passo do Lui (1984), disco repleto de sucessos como: Me Liga, Meu Erro, Óculos… Herbert e companhia se apresentaram no primeiro Rock in Rio (1985), conquistando a simpatia do público com uma sonoridade bem única para as bandas nacionais da época, afinal de contas eles mesclavam o   rock e o pop tradicional com elementos da música caribenha e jamaicana,  introduzindo instrumentos da família dos metais.

Data da foto: 1985ApresentaÁ„o do "Paralamas do Sucesso" no Rock In Rio.

O show deles foi considerado um dos melhores do festival.

ingresso_rockinrio1_1985_back

Com o disco Selvagem? Os Paralamas atingem a vendagem de 700.000 mil cópias, alcançando o topo das paradas com as músicas “Alagados” e “A Novidade” – Esta última em parceria com Gilberto Gil. A partir de então alcançaram plateias cada vez maiores ao redor do mundo.

 

Voz ativa de sua geração, Os Paralamas lançaram “Bora Bora”, disco de 1988, composta por faixas de cunho político e social; lembrando que o país na época passava por profundas transformações com o fim da ditadura militar, e a chegada da tão aguardada democracia. Logo em seguida viria Big-Bang (1989), disco repleto de canções sobre relacionamentos; a inspiração era a fim do namoro de Herbert Viana com Paula Toller, vocalista do Kid Abelha. 

033-001-paula-toller-e-herbert-vianna-show-de-lulu-santos-morro-da-urca-setembro-1985

“Os Grãos”, disco de 1991, e “Severino”, de 1994, obtiveram críticas negativas por parte da impressa; o disco também não foi bem recebido pela maioria dos fãs, que estranharam a sonoridade alcançada pela banda, aberta a experimentações musicais; houve a inclusão de teclados, programações eletrônicas e samples.  Enquanto que no Brasil os discos não foram bem recebidos, na Argentina Os Palamas do Sucesso simplesmente estouraram. Briam May, guitarrista do Queen, participou da faixa “El Vampiro Bajo El Sol” , uma das faixas do disco“Severino”.

hqdefault

Com o disco  ao vivo “Vamo Batê Lata” que era acompanhado de um EP com quatro faixas inéditas, dentre elas “Uma brasileira e saber Amar”, Os Paralamas retornaram novamente ao centro das atenções; este disco vendeu nada menos do que 900 mil cópias – maior vendagem da banda.

Acústico MTV Paralamas do Sucesso, lançado em 1999, contou com faixas menos conhecidas – o famoso lado b – e teve como convidado Dado Villa-Lobos (Legão Urbana).

hqdefault (1)

O trágico acidente de ultraleve que marcaria para sempre a vida de Herbert Viana ocorreu em fevereiro de 2001; A banda já tinha composto, antes do acidente, músicas para o próximo disco, “Longo caminho”, que soaria mais pesado, cru e direto; Entretanto, o álbum só  viria a ser  lançado em 2002.

Após sua recuperação, Herbert e companhia gravam o CD e DVD “Uns Dias” com a participação de muitos amigos, entre eles Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.

cats

 Ainda caminhando nesta sonoridade mais direta e sem firulas, “Hoje” (2005) contou novamente com o auxílio de Andreas Kisser, na faixa “Ponto de Vista”.

 

Para comemorar a longa jornada de 25 anos de estrada, a banda se juntou aos Titãs numa série de shows que resultaria na gravação do CD e DVD Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo (2008)

 

Brasil Afora (2009), que contou com a participação de Carlinhos Brown e Zé Ramalho, proporcionou aos Paralamas a gravação do DVD Multishow Ao Vivo Brasil Afora, gravado no espaço Tom Jobim, no Rio e Janeiro, em 2010. Pitty canta na faixa “Tendo a Lua”; outra faixa de destaque é “Mormaço” que conta com a participação de Zé Ramalho.

 

Multishow Ao Vivo Os Paralamas do Sucesso – 30 anos foi gravado em comemoração ao aniversário da banda, em agosto de 2014, repleto de sucessos. Um show emocionante, intimista, que deixa o sabor de quero mais, afinal de contas tudo foi pensado para que o evento se tornasse especial – do lugar às imagens no telão que faziam uma retrospectiva bem dinâmica – no decorrer das músicas – da história da banda. A turnê deu origem a um documentário produzido pelo canal Bis, e conta com depoimentos de muitos amigos angariados ao londo destes 30 anos. Vida eterna aos Paralamas!

Capa

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: