Mulheres no rock (segunda parte): Especial dia internacional da mulher

Não é mentira para ninguém que o cenário do rock sempre foi dominado pelo sexo masculino, no entanto há sim! inúmeras mulheres no mundo do rock, que dão um show entre os diversos gêneros e subgêneros do estilo, dando um quê a mais nas respectivas bandas da qual fazem parte. Fazer uma lista é sempre muito difícil, pois cada artista deu sua contribuição para o estilo que canta/toca, então variamos os estilos e as décadas para (tentar) representar cada geração de artistas.

PARA CONFERIR A PARTE 1 (QUE POR SINAL FOI UMA DAS PRIMEIRAS POSTAGENS DO BLOG!) CLIQUE AQUI

mural

Nina Hagen, Garbage, Brody Dalle,PJ Harvey, Lita Ford, Karen O, June Carter, The Donnas e Hole

Doro:

Os anos 80 foi marcado pela presença de grandes nomes do rock, avalanches de hinos, exageros,excessos… Tudo isso foi eternizado na memória e na história da música, pois há bandas e artistas que ultrapassam a barreira do tempo e dos mais diversos modismos, sendo Doro um exemplo forte (e feminino!) disso.

doro

Sua carreira decolou ao ingressar como Vocalista da banda Warlock, grande sucesso na década de 80, e com um  grande diferencial, pois enquanto as outras bandas tinham “frontmans”, o Warlock dava o ar da graça com Doro Pesch à sua frente; Atualmente Doro está em carreira solo, e não perde em nada para artistas masculinos do gênero, estando ela, incluída entre os clássicos da época, e ainda por cima  já teve a honra de dividir os vocais com Lemmy Kilmister (Motörhead).

Kim Gordon:

Presença feminina no Sonic Youth,  Kim e sua banda  marcou e alimentou a cena Grunge dos anos 90. A importância da cena grunge para a sonoridade que o rock adotaria a partir de então é imensurável. 

kim

Kim Gordon carrega em seu “currículo” outras múltiplas atividades, que incluem produção musical (do primeiro disco do Hole), pintura (ela é formada pela faculdade Otis of Art & Design, Los Angeles), atuação, curadora de exposições, entre outras ocupações.

Infelizmente a banda deu fim às suas atividades em 2011, após Kim e Thurston Moore (vocais e guitarra) se separarem.

Tarja Turunen:

Dona de uma timbre inconfundível e de grande alcance vocal, Tarja foi vocalista do Nightwish até o ano de 2005, deste então segue carreira solo. 

tara

Simone Simons, vocalista do EPICA, banda de mesmo gênero do Nightwish, se interessou por canto lírico ao escutar o terceiro  disco do Nightwish, Oceanborn (1998).

simone

Tarja Turunen é muito querida pelos fãs de Heavy Metal, tendo participado da gravação do DVD Angels Cry – 20th Anniversary Tour, do Angra. A cantora lançou atualmente seu quarto disco solo intitulado Colours In The Dark.

Angela Gossow:

Quem disse que mulheres não conseguem ou podem cantar um vocal gutural? Angela Gossow é um exemplo real e feminino disso! O Arch Enemy é figurinha carimbada nos principais festivais de heavy metal ao redor do mundo, angariando cada vez mais fãs.

220px-AngelaGossowWOA2006

Angela, antes de entrar na banda, ao entrevistar o guitarrista da banda, Michael Amott, mostrou a ele um vídeo seu; tempos depois o então vocalista do Arch Enemy, Johan Liiva, saiu da banda, e Angela foi convidada para um teste… O resto é história.

 

Cassia Eller:

Grande exemplo de vocal brasileiro e feminino, Cassia Eller era dona de uma personalidade bem pessoal; possuía uma voz autêntica que dava em cada canção/interpretação sua  identidade, independente do  gênero musical.

Cássia-Eller-534x336

Cassia viveu intensamente  e desfrutou de suas habilidades musicais, eclética, divagando por muitos estilos musicais, sem perder sua essência. Nos deixou precocemente aos 39 anos no auge de sua carreira.

Kim Deal:

O Pixies foi uma grande influência para o Nirvana (com seus versos suaves, refrão pesado), tendo Kurt Cobain comentado em uma entrevista: “Estou conectado com a banda (Pixies) tão fortemente que eu deveria estar nela”.

kim deal

Baixista do Pixies, Kim Deal marcou seu nome no patamar de grandes influências da música. Kim tem uma banda com sua irmã, Kelley, o The Breeders.

Lzzy Hale:

Vocalista e um dos fundadores da banda Halestorm, em atividade deste o ano de 1997, Lzzy começou na banda aos 13 anos!

lzzy

Apesar de nova, a banda  já coleciona algumas vitórias, como o prêmio de melhor performance (Grammy) com a música Love Bites. A banda já lançou ao todo três discos.

Pat Benatar:

Dona de grandes hinos do rock, como Hit Me With Your Best ShotHeartbreaker… Pat Benatar fez um extremo sucesso na década de 80, juntamente com outros grandes nomes da época. 

pat_benetar

Patti Smith:

Na lista de grandes personalidades do rock feminino uma representante do punk não poderia ficar de fora, e ninguém melhor do que Patti Smith para preenchê-la, por sua grande influência gerada no rock a partir de então.

patti smith

Patti Smith é uma artista de gosto apurado para as várias vertentes da arte, da musica à poesia, sua arte é intelectual e atemporal, dando ao rock uma representante de peso. Muitos artistas, como Bono Vox, por exemplo, colocam seu primeiro disco, Horses, como de extrema importância para a carreira musical.

Amy Lee:

Muita gente torce o nariz para Amy (injustamente), no entanto não podemos tirar sua importância para o cenário da música:

Primeiro: Por ser a cabeça e a líder de uma grande banda de sucesso (feito alcançado por poucos)

amy

Segundo: Por influenciar (diria até salvar) tantas garotas, em uma sociedade na qual as rádios só tocam Rihanna, Lady Gaga (e outras tantas artistas que querem ser diferentes, mas que no fundo são todas iguais). Afinal de contas, artistas como Amy são muito importantes,  pois dificilmente as pessoas (quando pré-adolescente) se iniciam no rock escutando algo pesado, pois tudo é um processo contínuo, você vai amadurecendo e o seu gosto  musical também…

Terceiro: Talento a moça tem, e ninguém pode negar. Ela canta, toca piano, escreve suas próprias canções…

 Siouxsie Sioux:

Representante do movimento pós-punk britânico, Siouxsie & the Banshees é muito lembrado por suas canções,claro, mas também pela sua vocalista excêntrica,  Siouxsie Sioux, e sua marca registrada: Os olhos bem pintados, que viriam a influenciar a estética gótica. ícone, Siouxsie influenciou “n” artistas ao longo de toda sua carreira, tanto em quesito de estilo, como musicalmente.

Siouxsie-with-red-feathers-siouxsie-and-the-banshees-3376515-448-527

Siouxsie aparece, juntamente com o Sex Pistols, no programa do Bill Grundy, em 1976, quando ocorre a fatídica cena clássica: Uma série de xingamentos ao apresentador… 

Atualmente, Siouxsie canta em carreira solo, e esporadicamente lança discos e sai em turnê com sua banda The Creatures.

 

OUTRAS GRANDES NOMES DO ROCK:

capa

Sabina Classen, Floor jansen, Sharon den Adel e Cristina Scabbia

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: