Mascotes do rock: Um clássico animado

Mascotes são “figurinhas carimbadas” presentes na história de muitas bandas clássicas de rock surgidas, principalmente, no final da década de 70 e início dos anos 80. Muitos mascotes entraram para a história por transmitir tão bem a imagem da banda, fazendo de tal modo  que  associemos uma à outra.

foto mural

Helloween: Pumpkin Head

images

Influência para inúmeras bandas atuais do gênero, é claro que eles não seriam diferente, pois bem, marcaram presença e fizeram história não somente pela excelente música, mas por terem como mascote uma das figuras mais legais do mundo da música, Pumpkin Head, que ao longo de sua jornada sofreu algumas alterações, mas nada que comprometesse sua essência. E, nada melhor que uma “cabeça de abóbora” para uma banda cujo nome nada mais é que uma fusão/trocadilho de halloween e hell.

Helloween Classic, Michael Kiske, Kai Hansen

MISFITS: Fiend Skull

Esse mascote é a prova viva (ou não, pois afinal de contas ele é um esqueleto!) de que menos é mais. Seu traçado é bem simples se comparado aos mascotes de outras bandas, entretanto, sua importância e valor significativo é o mesmo. A inspiração para Fiend Skull foi o cartaz do filme The Crimsom Ghost. O personagem participa do videoclipe The Number of the beast, do Iron Maiden.

images (7)

cats

misfits

Motorhead: Snaggletooth

gig-snaggletooth

Também conhecido como Snaggletooth War-Pig, este mascote do Motorhead faz jus à figura da banda, cujo som é cru e direto, sem muitas firulas e enrolações. Nada melhor que um personagem que remonta um certo ar de primitividade, potência e força. Ponto para Joe Petango, criador de Snaggletooth. Anônimos (?) me disseram que a língua e a garganta de Snaggletooth seria nada menos que um pênis e uma vagina…

Classic-Motorhead-BW

HAMMERFALL: Hector

HammerFall

Banda sueca formada em 1993 tem como mascote o cavaleiro negro, Hector, que cavalga  ao lado da banda desde o primeiro disco, Glory to the Brave, de 1997. Infelizmente o Hammerfall deu uma parada em 2013, mas para “nossa alegria”  eles prometem retorno em 2014.

hammerfall2

Iron Maiden: Eddie the Head

Iron-Maiden

Eddie dispensa comentários, ele é o clássico dos clássicos, sua figura já foi eternizada não somente na mente dos fãs do Iron Maiden, como em todas as demais. Impossível não associar Eddie à Donzela de Ferro. Eddie já foi tema de um post aqui no Taverna. Criada por Derik Riggs, Eddie, no início era uma simples máscara  que escorria sangue; Depois do primeiro disco, Eddie foi se aperfeiçoando até chegar ao ponto de caminhar pelos palcos (com direito a figurino e tudo!).

O início de Eddie.

O início de Eddie.

eddie iron maiden 1982

Iced Earth: Set Abominae

Iced_earth-Set_Abominae

Criado pelo guitarrista Jon Schaffer, Set Abominae é um personagem que faz parte da saga Saga Something Wicked, história criada e apresentada nos trabalhos da banda. Set Abominae seria a criatura que destruiria os seres humanos e, assim, libertaria a raça primitiva Setian, que vive escondida desde o surgimento do homem.

icedearth2008-01

Dio: Murray Maor

Murray Maor

Murray Maor nasceu como ilustração para a capa do clássico dos anos 80, Holy Diver, e foi eternizado pelos fãs com o passar dos anos (e aparecendo em outra capas de disco), e pelo próprio Ronie James Dio, que o batizou como Murray. 

images (10)

Megadeth: Vic Rattlehead

images (11)

Criado pelo frontman do Megadeth, Dave Mustaine, Vic Rattlehead surgiu sob o o conceito daqueles três macacos sábios: o que cobre os olhos, tapa os ouvidos e boca; que seriam personificados na frase”Não ouça nenhum mal, não veja nenhum mal,não fale nenhum mal”. Preste atenção no rosto de Vic, seus olhos estão “cobertos” por um visor, sua boca grampeada e suas orelhas tapadas. Ele figura em algumas capas, não todas, do disco do Megadeth. A história de Vic está presente na música “Skull Beneath The Skin”.

Megadeth

 

  Destruction: Mad Butcher 

destruction

Banda clássica alemã de Thrash Metal, o Destruction, como não podia ser diferente,também figura entre as bandas que possuem seus  pupilos,  os mascotes. Mad Butcher, o açougueiro sedento por sangue, é presença em capas de discos da banda, e, em algumas apresentações já foi até personificado na forma humana. Mad Butcher, EP de 1987, e terceiro trabalho da banda, já constava com a presença do mascote. Seu último disco, Spiritual Genocide, que comemora os 30 anos de banda, trouxe de volta Mad Butcher para a arte da capa do disco.

1326483686_madbutcher

Disturbed: The Guy

the-guy-disturbed

Quer coisa mais assustadora que um sorriso doentio e ameaçador? Muitas vezes funciona bem mais que uma simples cara feia; sendo assim, The Guy, mascote da banda norte-americana Disturbed, presta seu trabalho com competência. Assim como Eddie, mascote do Iron Maiden, The Guy inicialmente era apenas uma cabeça, no caso dele, desenhada na contra capa do disco  The Sickness. The Guy  sofreu algumas  alterações por meio de programas de computadores (distorção, principalmente), para futuramente ser desenhado por completo (corpo) por Todd McFarlane.

images (14)

]

 Ramones: Pinhead

Ramones Pinhead

O mascote dos Ramones foi inspirado a partir do ator Schlitze,  que nasceu com microcefalia (crânio menor que o normal).

pinhead

Ramones-band-w08

 

 Manowar: Manowarrior

kingsofmetal

  Manowarrior não é pouca coisa não! Símbolo do True Metal (subgênero do heavy metal, cujo conteúdo aborda temas épicos, como batalhas e mitologia, por exemplo), o guerreiro figura nas capas do Manowar desde o ano de 1988, quando foi capa do sexto álbum de estúdio, Kings of Metal. Criado por Ken Kelly, criador de inúmeros personagens míticos (cuja inspiração foram as obras clássicas de fantasia de autores como Robert E. Howard e Edgar Rice Burroughs, por exemplo), como Conan, o Bárbaro, Tarzan, etc. 

80017_v1

Blind Guardian: Blind Guardian

blind-guardian

Adeptos da cultura medieval em seus discos, tema sempre recorrente em suas letras de músicas, o Blind Guardian inspira-se também em temas mitológicos e épicos. Capas clássicas de discos da banda foram feitas pelo artista Andreas Marschall, como Somewhere Far Beyond (1992), Imaginations from the Other Side (1995) e Nightfall in Middle-Earth (1998), por exemplo.

page

blind-guardian (1)

Overkill: Charly

Overkill

 O responsável pelo morcego com rosto de caveira é Rat Skates, ex-baterista da banda. O mascote constantemente aparece em capas de discos da banda. De passagem pelo país em 2010,  e perguntado sobre a presença de Charly na turnê,  D.D. Verni, baixista da banda, responde (sob gargalhadas) em entrevista ao Estadão: ” É óbvio”.

Overkill2009b

Sodom:  Knarrenheinz

download

Com  a entrada de  Frank “Blackfire” Gosdzik na guitarra, a banda passa por umas mudanças significativas de sonoridade e temática das letras a partir do disco  Persecution Mania (1987), um clássico do trhash metal; e, é neste disco que o gás mascarado  Knarrenheinz aparece pela primeira vez.

sodom1987_01

 E A LISTA NÃO PÁRA, AGUARDEM MASCOTES DAS BANDAS DE ROCK: UM CLÁSSICO PARTE 2…

mural

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Reblogged this on .

    Responder
  2. Victor Herculano

     /  20/04/2012

    Coloca o diabinho do Black Sabbath ai 😉 Por favor ! Abrçs Irmão .

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: