Hole: Suas músicas eram mesmo gravadas pelo Nirvana?

Segundo a revista Rolling Stone, Courtney Love foi uma das artistas que definiram o estilo dos anos 90 com seu vestido boneca Barbie devidamente combinado com olhos borrados e meias rasgadas; seu sarcasmo é outra característica marcante de Courtney, que nos anos 90 ao ser procurada pela Maverick Entertainment, gravadora de Madonna, respondeu: ” O mundo não é tão grande para que Madonna seja a minha patroa”, recusando a oferta, claro; 

Mas elogios à parte, a verdade é que Courtney  não é bem vista aos olhos de muitos fãs do Nirvana, já que  a grande amizade entre Kurt Cobain e Krist Novoselic se tornou um tanto estremecida desde que Courtney proibiu  a presença da mulher de Krist em seu casamento com Kurt que aconteceria no Havaí… E ainda havia os pequenos desentendimentos entre Courtney e os demais integrantes do Nirvana; a senhora Cobain dizia constantemente para Deus e o mundo que tanto Krist como Dave Grohl se “aproveitavam” do talento de Kurt. 

Polêmicas à parte, o caso é que mesmo eu não indo muito com a cara de Courtney Love, o Hole, sua banda, tem umas músicas que eu adoro… Mas, sempre ouve a suspeita que muitas músicas eram escritas por Kurt e gravadas pelo Nirvana! E, engraçado que minha música preferida do Hole, Doll Parts, tem uma pitada de Kurt Cobain (intensa e angustiante), diria que poderia até ser uma música do Nirvana!!!!

Provas concretas de que realmente o Nirvana gravara para o Hole não existem, entretanto, há fatos, e alguns deles iremos explorar por aqui, mas lembrando de que são apenas suspeitas, nunca saberemos de fato… Pois, como eram casados, existe sempre a possibilidade de influência musical; sobre o disco Live Through This, Love afirma“Uma das coisas que aprendi no último ano foi como escrever músicas”, relata sobre a influência de Kurt. Segundo a revista Rolling Stone americana: “Love nos entrega punk não só tão insinuante como o do Nirvana mas também corrosivo como o dos Sex Pistols”. O Oasis, por exemplo, não tinha receio de confessar sua adoração pelos Beatles, e nota-se muita influência deles em sua música (o que não quer dizer que os Beatles escreveram músicas para o Oasis!).

REPARE NA INTRODUÇÃO DE AMBAS AS MÚSICAS!

Mas, enfim, vamos aos fatos…

1)    Existe uma versão de Asking for It em que Kurt participa nos vocais de apoio… O que conta uns pontinhos para tal suspeita de que Kurt compunha para o Hole.

 

 

2)    Segundo algumas notas e fãs do Nirvana, Live Through This, segundo, e muito bem recebido pela crítica, disco do Hole, não teve somente a belíssima voz de Kurt Cobain como vocal de apoio, e sim umas coisinhas a mais; as letras e melodias, teriam sido sim, compostas por Kurt e  gravadas pelo Nirvana.

3)    Segundo o jornal The Stranger a música Old Age, do Hole, teria sido composta por Kurt Cobain; Krist Novoselic confirma. “Sem dúvida é uma canção do Nirvana. Foi Kurt quem a escreveu.” No ano de 1998 surgiu uma versão da música tocada inteiramente pelo Nirvana, que posteriormente foi lançada no box With the Lights Out. Segundo o guitarrista do Hole, Eric Erlandson, as notas musicais foram de autoria de Kurt, enquanto a composição ficou a encargo de Courtney.

 

 

 

4)   Quando o Nirvana esteve no Brasil, em 1993, visitava quase todos os dias um estúdio no Rio de Janeiro, e o produtor musical responsável pelo estúdio, Dalmo Beloti, confirma a suspeita de que realmente Live Through This foi gravado pelo Nirvana. “Tudo que eles estavam ensaiando, na verdade, acho que entre aspas, estava sendo gravado; e tinham coisas que eles estavam gravando, que na verdade o Nirvana tocava, mas era com certeza para a banda da Courtney Love”. Perguntado sobre as fitas, Beloti responde: “Eles simplesmente pediram para embrulhar tudo; tudo foi colocado em caixas, e saíram daqui com as caixas na mão, e ninguém sabe para onde foi realmente”. 

POIS BEM, OS FATOS ESTÃO AÍ AGORA TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES…

VOCÊ PODE CONFERIR A ENTREVISTA DE DALMO BELOTI NO FANTÁSTICO (5:23 ).

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: