Secos e Molhados X Kiss: Quem copiou quem?

Polêmica que ronda o mundo da música, principalmente entre os fãs dos Secos e Molhados, é a de que o Kiss tenha copiado a maquiagem da banda brasileira. Mas será mesmo? Vamos aos fatos!

Intrigado por esta pergunta, o jornalista brasileiro Emílio Pacheco resolveu investigar, mas antes de dar o seu veredito final, segue as evidências:

Uma coisa é certa: Os Secos e Molhados surgiram antes do Kiss, mas isso ainda não prova nada, vejamos o porquê.

Quando perguntado sobre o caso, Ney Matogrosso responde (eu mesma já o vi falando duas vezes, em emissoras diferentes) que os Secos e Molhados foram fazer um show no México, em março de 1974, e no mesmo período saiu uma matéria deles na revista Billboard; a partir daí foram procurados por dois empresários americanos que gostaram da estética deles, e os queriam lançar internacionalmente; só que tinha um porém, a sonoridade deles deveria ser mudada, pois, os tais empresários queriam algo mais pesado. A resposta de Ney Matogrosso  para os empresários – em entrevista ao Jornal do Brasil: “Recusei a oferta. Estou começando uma história no meu país e quero dar sequência a isso […] Inclusive disseram que minha imagem era boa, mas que o som tinha que ser mais pesado. Eu não ia mudar nosso som por causa disso […]. Ele termina a entrevista falando que seis meses após o acontecido “apareceu” o Kiss”.

Veja esta foto do Kiss num show em agosto de 1973: Pela data foi antes da viagem dos Secos e Molhados para o México

Kiss num show em agosto de 1973

Kiss em agosto de 1973

Agora veja esse show do Kiss em dezembro de 1973, ou seja, também antes da viagem do Secos e Molhados ao México. E, já estavam maquiados!

Agora, segundo Pacheco as coisas não foram bem assim… Pois o kiss, na verdade, já existia antes, inclusive já usavam maquiagem até antes mesmo da própria banda existir (a maquiagem era bem menos elaborada), quando  ainda era conhecida pelo nome de Wicked Lester; fora que os Secos e Molhados pisaram em solo mexicano em março de 1974, e o primeiro LP do Kiss saiu em fevereiro do mesmo ano, portanto, antes da tal reportagem da Billboard.

Disco lançado em agosto de 1973

Disco lançado em fevereiro de 1974

Show da banda Wicked Lester em novembro de 1972

O primeiro show dos secos e molhados com a maquiagem aconteceu em dezembro de 1972, porém, seu sucesso no Brasil só viria depois, quando lançaram seu primeiro LP em agosto de 1973; já o Kiss utilizou a maquiagem (apenas os rostos pintados de branco) pela primeira vez no show em novembro 1972 (como Wicked Lester), portanto antes dos Secos e Molhados fazerem sucesso. 

No show de março de 1973, em Nova York, a maquiagem do Kiss já estava bem mais elaborada.

Show do Kiss em março de 1973

Secos e Molhados lançaria seu primeiro disco em agosto de 1973

Perguntado sobre o assunto – quando o Kiss estava de passagem pelo Brasil – no ano de 1994, Paul Stanley responde: “Nunca ouvimos falar nessa tal banda. Não temos ideia do que seja ou do que tocam”. 

Para colocar mais lenha na fogueira: Há um vídeo dos Secos e Molhados em que Ney Matogrosso mostra a língua! Como todos sabem este é um dos maiores símbolos de Gene Simmons. Confira: 

E o veredicto de Emílio Pacheco? O Kiss não copiou a maquiagem dos secos e molhados, já que o Kiss, como dito antes, se apresentou com a maquiagem meses antes do lançamento do primeiro LP dos Secos e Molhados, e a maquiagem deles já estava elaborada em agosto de 1973 (data do lançamento do LP dos Secos e Molhados). Nas palavras de Pacheco: “[…] Não se trata de defender americanos. Nem de chamar Ney Matogrosso de mentiroso. A história que ele conta é verdadeira. Mas os empresários que o procuraram não tinham nada a ver com o Kiss. [..] Não vejo muito como a imagem de um grupo brasileiro ainda pouco conhecido em seu próprio país poderia chegar tão rapidamente aos Estados Unidos, principalmente numa época em que não existia Internet ou TV por assinatura (nem a cabo, nem por antena parabólica, pelo menos não no Brasil). Mas há quem defenda essa hipótese [do plágio]”. 

Na minha humilde opinião tudo não passa de uma grande coincidência, as duas bandas são ótimas, e ambas fizeram história, cada qual com seu estilo e  na sua proporção. Fora que maquiagem não era novidade alguma na época, o próprio David Bowie já utilizava deste artifício, como nota-se na capa de seu disco de 1973. 

David Bowie na capa de Aladdin Sane, disco de 1973

E o que dizer de  Arthur Brown com Fire, clipe de 1968 (portanto, antes dos Secos e Molhados e do Kiss)? Repare na maquiagem.

Arthur Brown

Há ainda a banda italiana de rock progressivo ou/e rock psicodélico Ossanna, cujo este clipe data o ano de 1971. Observe a maquiagem!

 

 

Ossanna

FONTE:  Whiplash e Blog do Emilio Pacheco 

                  

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: