Entre o velho e o novo mundo: Rock inglês vs Rock americano

 

Assunto que ainda dá o que falar – depois de tantos anos- é essa rivalidade (em quesito rock and roll) entre os países do velho e do novo mundo. Mas uma coisa é preciso admitir: Tanto os Estados Unidos como a Inglaterra são países cuja importância é ilimitada para o surgimento e desenvolvimento do rock. Neste post colocarei os pontos fortes de cada um, cada qual, claro, contribuindo a seu modo para o que conhecemos hoje com rock and roll; são dois fortes representantes, some os respectivos pontos de cada um e decida-se. Se ao final caso não tenha se decidido ainda, não importa, pois uma coisa é certa: Rock é bom e todo mundo gosta!

Evidência n°1 do processo

ESTADOS UNIDOS: Os Estados Unidos foi o berço do rock, quando estilos como o rhythm and blues e o blues (música negra) foram fundidos com o country (música branca), acrescenta-se ainda a essa mistura a guitarra elétrica, e o vocal das canções era inspirado na música gospel. Entretanto, o ritmo foi mesmo popularizado por Elvis Presley (por motivos raciais). A música americana dessa época não tinham muitas preocupações sociais, e sua dança era considerada de extrema agressividade e sensualidade. Nomes como Chuck Berry, Little Richard e outros tiveram extrema importância para o desenvolvimento e popularização do rock.

Reis do rock

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS AMERICANAS:

  •   Bandas e artistas norte-americanos: Elvis Presley, Kiss, Guns N’ Roses, Ramones, Metallica, Bob Dylan e Jimi Hendrix, The Doors…
  •   Surgimento do grunge, cujos representantes são: Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains, Mudhoney, Pearl Jam, Green River, The Melvins, Screaming Trees, Tad…  
  •   No rock atual os Americanos tiram uma certa vantagem em relação aos ingleses.
  • Responsáveis pelo surgimento  do rock 
INGLATERRA:

Diferente dos Estados Unidos, o rock na Inglaterra surgiu de uma forma diferente. A atitude era diferente (cabelos compridos e fome de rebeldia), e questões sociais e raciais não tinha vez na Inglaterra (preconceito). O rock inglês foi influenciado pelo Jazz tradicional. Mestres do rock inglês surgiram nos anos 50 (próximos dos mestres americanos), como os Beatles, The Shadows, e outros; e nos anos 60 foram os Yardbirds que apareceram (banda de blues – rock que teve como integrantes os melhores guitarristas de todos os tempos: Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck). Aparecem bandas que adicionaram velocidade ao rock inglês, como Rolling Stones e Black Sabbath.  OUTRO GRANDE GRUPO INGLÊS: THE ANIMALS

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS INGLESAS:

  • Bandas que marcaram a evolução do rock ingles:  Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, Iron Maiden (adicionaram mais velocidade ao heavy metal do até então feito pelo Black Sabbath), Eric Clapton, The Who, Cream, Judas Priest, Queen, Deep Purple, David Bowie, Joy Division, The Kinks, Queen…
  • Surgimento da Heavy metal (Black Sabbath e Iron Maiden – deu velocidade ao gênero-)
  • Rock progressivo inglês (considerado rock mais “sério”) – Pink Floyd, Genesis, Yes, Jethro Tull.
  • Punk (que renegava o Rock progressivo até então feito) com bandas a frente do movimento como Sex Pistols e The Clash
  • Gótico, surgido no final dos anos 70 (muitas bandas no início eram conhecidas como pós-punk), “amenizando” um pouco a agressividade punk. Seu principal representante foi o The Cure.
  • As maiores  de todos os tempos que revolucionaram o cenário rock/ musical são inglesas; o rock é o que é hoje devido as suas respectivas contribuições.
  • Um pouco diferente dos americanos (que bebeu da fonte de música gospel), o rock inglês se volta mais para a melodia, para os conhecidos riffs.

Rock Progressivo

Movimento Punk

E AÍ, SE DECIDIU?

Anúncios
Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Beatriz

     /  20/04/2012

    Eu tenho apenas 14 anos, mas não consigo me decidir, porque eu não abriria mão de nenhum dos dois, são um casamento perfeito, vendo de um modo geral, o inglês é aquela coisa mais rebelde, anarquista do lado dos Sex Pistols e um pouco do amor, e do lado americano é aquela coisa, sexo, drogas e rock n roll, uma coisa mais elétrica

    Responder
  2. Concordo que os americanos são os verdadeiros pais do rock. Mas vendo a lista de bandas inglesas, eu realmente descobri minha preferência. Stones, Zeppelin, Beatles, Pink Floyd, The Animals, Eric Clapton, David Bowie, Animals, Yardbirds, Black Sabbath, Judas, Maiden…São minhas bandas favoritas.

    Responder
  3. Neuza

     /  20/04/2012

    Mesmo não sendo os criadores prefiro o rock inglês.

    Responder
  4. The Smiths!

    Responder
  5. Prefiro mais o rock dos americanos. Pois eles unem vários elementos como estilo de vida com um pouco de rebeldia, dentre outros… O que me agrada bastante. Mas ambos são excelentes. O cenário do rock mundial iria perder muito com a ausência de algum destes.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: