As músicas e suas versões parte 2

Como prometido…

Por Marcella Matos

Música: Starman/Astronauta de Mármore

Versão: Nenhum de Nós

Original: David Bowie

O Nenhum de Nós, banda gaúcha fundada em 1986, já tinha em seu currículo outro grande hit, o Camila, Camila. Entretanto, o grande sucesso da banda, que fez o Brasil inteiro cantar com eles, foi  O Astronauta de mármore, versão de Starman, do David Bowie (disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, que narra a trajetória do extraterrestre Ziggy Stardust no planeta terra); a música  mantém praticamente a mesma sonoridade da original e foi hit no final dos anos 80. 

 

 

 

Música: Primeiros Erros

Versão: Capital Inicial

Original: Kiko Zambianchi

Kiko Zambianchi é autor de muitos hits, entre eles: Eu te Amo Você (interpretado por Marina Lima), Rolam as pedras, Alguém, e claro, Primeiros Erros. Essa canção, hit de Zambianchi, foi recusada pela gravadora, pois achava que o disco já tinha singles suficientes, propondo a Kiko que gravasse então um novo disco (lógica capitalista); entretanto, ele recusou e bateu de porta em porta nas rádios para que tocassem sua música; Primeiros Erros alcançou o topo das paradas. Foi regravada pelo capital Inicial no Acústico MTV (disco de maior vendagem do grupo), e tornou-se novamente hit. 

 

 

 

Música: Sweet Dreams

Versão: Marylin Manson

Original: Eurythmics

Sweet Dreams do Eurythmics foi uma canção hit dos anos 80 que você com certeza já ouviu; mas o engraçado é sua versão feita por Marylin Manson; engraçado pois tanto o Eurythmics como Manson são artistas bem diferentes, fora que a música tem uma sonoridade sensual (para se ter uma ideia foi trilha sonora do filme Striptease) e Marylin Manson é um artista gótico/metal industrial (uma combinação um pouco fora  do normal). 

Considero a versão de Manson bem mais interessante; ele deu uma nova sonoridade, dando à música uma áurea sombria e desesperadora (o clipe também ajuda nesse quesito). Na trilha sonora do filme Sucker Punch há uma outra versão de Sweet Dreams, cantado pela atriz  Emily Browning.

 

 

 

A VERSÃO FEITA PARA O FILME SUCKER PUNCH:

 

Música: Last Kiss

Versão: Pearl Jam

Original: Wayne Cochran/ J. Frank Wilson

Essa música de letra triste foi regravada pelo Pearl Jam em 1998, entretanto, como teve grande repercussão foi lançada como single no ano de 1999 (tendo o lucro sido revestido para os refugiados da guerra do Kosovo).

Com Last Kiss o Pearl Jam atingiu sua maior posição nas paradas musicais (Billboard). Escrita por Wayne Cochran (mais conhecido como o Cavaleiro Branco do Soul), entretanto, sua música foi sucesso mesmo na voz de J. Frank Wilson e do Pearl Jam (sendo incluída, em 1999, em sua coletânea No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees). 

 

 

 

Música: Hey Jude

Versão: Kiko Zambianchi

Original: The Beatles

Composta por Rossini Pinto, esta versão da música dos Beatles, Gravada em 1989 especialmente para a trilha sonora da novela Top Model, da Rede Globo, foi sucesso nacional na voz de Kiko Zambianchi, sendo incluída em seu disco logo depois. O sucesso da música foi tanto que Zambianchi era convidado para todos os programas de auditório da época, entretanto, esta tamanha exposição na mídia não era o que planejara para sua carreira, tendo posteriormente cancelado seu contrato com a gravadora (que queria seu som mais comercial).

 

 

Música: Knockin’ On Heaven’s Door

Versão: Guns’ N Roses

Original: Bob Dylan

Muitas bandas e artistas fizeram sua versão de Knockin’ On Heaven’s Door  (Bruce Springsteen, Aerosmith, Bob Marley, U2, Pink Floyd, Zé Ramalho, Avril Lavigne e outros), entretanto, a que considero mais especial é a de Guns’ N Roses. A versão pode ser ouvida no álbum  Use Your Illusion II (1991), entretanto, já era tocada antes mesmo da banda fazer sucesso (nos bares em que se apresentava). A canção original de Dylan pode ser conferida trilha sonora do filme  Pat Garrett & Billy the Kid.

 

 

São tantos os artistas que já gravaram alguma música de Dylan, que o próprio brinca que suas músicas só fazem sucesso na voz de outras pessoas.

Música: Easy

Versão: Faith No More

Original: The Commodores

Sendo uma das Músicas de grande sucesso da banda, Easy, balada romântica da banda The Commodores, foi colocada no repertório dos shows do Faith No More com o intuito de irritar a plateia, já que a banda tinha o hábito de escolher covers que não eram muito comuns (como Pump Up the Jam, do Technotronic). A música inicialmente não estava incluída no disco Angel Dust, foi incorporada depois.

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: