Plágios Musicais:

Por Marcella Matos.

Para determinados autores – e principalmente para o público em geral – plágio nada mais seria que um determinado tipo de furto (no bom e velho português); se apropriar de uma determinada obra – contendo conteúdos alheios – e não colocar os créditos para o autor original. Ou, tecnicamente falando, é a cópia de oito ou mais compassos inteiros de outra música. Entretanto, o advogado José Carlos Costa Netto, especialista no assunto, e autor do livro Direito Autoral no Brasil, acredita que bastam apenas três notas idênticas para que a música possa ser considerada plágio. Plágio, mais do que a gente pensa, é muito comum no meio musical. E, engana-se quem acha que só os peixes pequenos plagiam os grandes. Plágio é o tema que iremos abordar a partir de agora.

Image Red Hot Chilli Peppers X Tom Petty: A música em questão é Dani California, do Red Hot Chilli Peppers, possível plágio de May Jane Last Dancer. As “coincidências” não param na melodia, pois as letras de ambas as canções são também muito parecidas. As bandas, inclusive, na época do lançamento de suas respectivas músicas tiveram o mesmo produtor, Rick Rubim. O que já explica muita coisa.

Image

Led Zeppelin X Spirit: Dá para acreditar que o maior hino do Led Zeppelin, o Stairway to Heaven, composta por Jimmy Page e  Robert Plant para o quarto  disco da banda é um plágio? Pois acredite  A banda plagiou todos os acordes de guitarra da música instrumental  Taurus, do Spirit. O Led Zeppelin antes de lançar o primeiro disco abriu uma série de shows do Spirit.  O Led Zeppelin antes de lançar o primeiro disco abriu uma série de shows do Spirit. Segundo Plant tudo não passa de uma homenagem.

Image

Nirvana X Killing Joke: A introdução de Come As You Are, faixa do classico disco Nervermind, lançado em 1991, nada mais é que uma versão mais lenta de Eighties,  música da banda Killing Joke. E olha que ainda não acaba por aí! Pois Endless, Nomeless, canção do mesmo disco, se parece muito com a música Dead dos Pixies. Coincidências? Acho que não, pois Kurt Cobain já admitiu ser muito fã do Killing Joke.

Image

Rod Stewart X Jorge Ben Jor: A música em questão é a Taj Mahal, esta, plagiada por Stewart no refrão de Do you think I’m sexy. O caso foi parar nos tribunais, onde a justiça deu ganho de causa à  Jorge Ben Jor, entretanto, ele não ganhou nenhum centavo, devido aos malabarismos feito pelo advogado de Stewart

Image

  Chuck Berry X Louis Jordan (interpretada pelo guitarrista Carl Hogan): A música em questão é Johnny B. Goode, na qual Chuck Berry copiou o solo de abertura da música Ain’t That Just Like a Woman. Chuck procurava somente um riff de abertura para a letra já escrita; e teve autorizarização do intérprete da música.

Legião Urbana X Ramones: Os poetas também plagiam! e ainda por cima debocham disso; é o caso de Renato Russo, que praticamente copiou toda a música I don’t care, dos Ramones, e questionado sobre o plágio disse: “copiei mesmo, e daí?”. O resultado desta cópia pode ser conferido no seu grande sucesso Que País é Esse?

Pois bem, listei alguns dos mais famosos plágios; destaquei a palavra “alguns” porque, infelizmente, muitos ficaram de fora, pois a lista é imensa – que inclui também muitas coincidências suspeitas ( inícios de músicas que se parecem, como American Girl X Last Night) – e pela andar da carruagem ela só tende a aumentar.

Fonte: Programa TOP TOP Mtv (exibido em 27/07/06).

Seriam 36 casos de Plágio?

Não necessariamente, pois a sequência de acordes que é utilizada no vídeo é a básica para quem está aprendendo a tocar algum tipo de instrumento musical. E acaba sendo uma sequência comum no mundo da música pop.

Fonte: Crítica Construtiva.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: