Alguns dos discos clássicos que mudaram e marcaram a história do Rock:

Por: Marcella Matos.

Seja como forte inspiração para as bandas da contemporaneidade, que beberam e bebem dessa fonte até se fartar, seja como um modo de vida – uma sobrevivência diria – para milhares de pessoas, o fato é que não podemos limitar em poucas palavras a importância do Rock, e consequentemente, de seus discos clássicos para a história da música e da própria atualidade. O Rock tem raízes negras (em fins da década de 50), sua inspiração foi o Blues (espécie de mistura entre a música negra e europeia) e o Rhythm and blues (variação do Blues, com a incursão da guitarra elétrica e da dança).

Image

Lendas como Chuck Berry, B.B. King, Muddy Waters e muitos outros serviram de fonte para artistas como Elvis Presley e Buddy Holly, por exemplo. Eis os discos que fizeram história:

Highway 61 Revisited(Bob Dylan): Disco de 1965, no qual está presente o grande clássico Like a Rolling Stone e muitos outros, Dylan, com seu vocal e sua linguagem surrealista, disseminou uma nova forma de fazer música, na qual desilusões amorosas deram lugar a letras mais politizadas e críticas. Influenciou Jimmy Hendrix e muitos artistas de nosso tempo.

Pet Sounds (The Beach Boys): Para se ter uma ideia da importância deste disco de 1966, ele foi inspiração (pelo seu experimentalismo) para as melodias de outro clássico, o Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. No Pet Sounds há elaboradas harmonias vocais e instrumentais que viriam influenciar o mundo Pop com seus inovadores arranjos musicais nunca visto antes.

Ramones (Ramones): Disco de 1976, levou sete dias para ficar pronto, e teve, digamos, um orçamento bem modesto (equivalente a 6.400 dólares).  Os Ramones, que não sabiam tocar nem cantar direito, adicionoram velocidade á música com apenas três acordes e no estilo faça você mesmo. É considerado como o primeiro disco de Punk Rock da história, e serviu de inspiração, com suas letras e certa agressividade, a diferentes vertentes do Rock, como Heavy Metal, grunge, e muitos outros.

Nervermind (Nirvana): Lançado em 1991, desbancou Dangerous, do Michael Jackson, há 118 semanas no topo das paradas americanas. Nivermind com seu apoteótico sucesso abriu os olhos das gravadoras para o grunge de Seattle, na qual diversas bandas, como Alice in Chains, Pearl Jam, Dirt,  e muitas outras, foram contratadas pelas grandes.  Foi um disco que mudou muita coisa no cenário musical daquele tempo. De acordo com o programa TOP TOP MTV, depois do lançamento de Nivermind, o underground virou o mainstrean.

Never Mind The Bollocks (Sex Pistols): Disco que causou impacto com suas críticas ao governo inglês e abriu o caminho para outros jovens manifestarem sua fúria contra a sociedade e seus valores estabelecidos. O disco de 1976 mudou a história do Rock com seu improviso e sua carga altamente agressiva. Fora a atitude e o visual que marcaram e marcam as gerações, era uma nova forma de ver e de falar (ou gritar) para o mundo.

Sgt. Pepper´s Lonelly Hearts Club Band (Beatles): Neste disco houve a união de vários estilos bem diferentes um do outro, como música clássica, Rock e música hindu! Tudo é perfeitamente coeso. Inovador do design da capa á gravação técnica, o disco coincidiu com as inovações de muitos outros artistas. Depois deste álbum as regras estáticas do mundo musical foram abandonadas.

Fonte: Revista Mtv.


Dark side of the moon do Pink Floyd permaneceu por 15 anos na lista dos 200 discos da Billboard

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

1 comentário

  1. CINTHIA

     /  20/04/2012

    NOSSA QUE BLOG LEGAL. PARABÉNS.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: